Verbos e Outras Liberdades: Outubro Rosa: Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama

Outubro Rosa: Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama





 O movimento popular Outubro Rosa é internacional. Em qualquer lugar do mundo, a iluminação rosa é compreendida como a união dos povos pela saúde feminina. O câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres. Somente no ano de 2011, a doença fez 13.225 vítimas no Brasil. O rosa simboliza alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, diminuindo os riscos que aparecem nesta faixa etária. Para que mais mulheres possam fazer o exame, o Ministério da Saúde investiu, em 2012, R$ 92,3 milhões – um aumento de 17% em relação a 2011. 26 de Outubro é dia Nacional da luta contra o câncer de mama, para defender essa causa basta sair de casa usando a cor rosa, ou usar todo o mês a fitinha de conscientização da campanha.





  No Brasil, o movimento começou no dia 2 de outubro de 2002, com a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, conhecido como Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo.
  De acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer, dos 500 mil casos registrados anualmente, cerca de 50 mil são tumores de mama, sendo que um quarto das mulheres tem menos de 50 anos.


              

Corre, adote essa causa você também. Eu já adotei. ;)

Fontes: Brasil Gov. GuiadaSemana

Nenhum comentário: